PV 19.10 - Integridade (Basquete)
- Cauê Avelar
- 9 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
“É melhor o pobre que anda com integridade, do que o perverso de lábios e tolo.” Pv 19:1
A equipe, “fortes do bairro”, participava do torneio 3x3 (basquete de trios), organizado pela liga da região...
No último jogo, decisivo das semifinais, uma confusão aconteceu nos últimos segundos da partida:
Axus, saltando para segurar a bola na disputa do rebote, deu um tapa para fora da quadra, mas, o árbitro, não muito atento, deu bola para a equipe “fortes do bairro”. A torcida ficou louca com o juiz, mas, o jogo seguiu, sem que Axus falasse a real no lance.
Fortes do bairro, venceram o jogo, e foram para as finais, com a torcida indignada com a decisão errada do árbitro. Na final, a equipe vencedora foi “Tranquilos e amigos” ...
Na semana seguinte:
Durante o treino de basquete no clube, todos os colegas estavam comentando sobre aquele lance do jogo semifinal... Falavam que o árbitro protegeu a equipe de Axus, e sua atitude foi injusta, mentindo sobre o fato da bola não bater na sua mão.
Durante o treino, a consciência de Axus dizia que ele precisava falar com todos que participaram do torneio. Seria muito humilhante, mas, sua integridade estava em jogo... Mesmo antes do treino ele havia decidido que precisaria pedir perdão sobre aquele lance no torneio.
Acabando o treino, Axus pediu para o técnico reunir todos que participaram do torneio de trios da cidade dizendo que precisava fazer uma correção em algo que aconteceu no torneio.
Sentados com a atenção para o técnico, Axus, então, descreve o lance naquele jogo, e, um pouco envergonhado pede perdão para os colegas por não ter falado para o árbitro que a bola havia batido na sua mão.
Alguns que ouviram Axus vieram dar um abraço, admirados da sua atitude, outros saíram falando que ele não precisava fazer aquilo, pois, o árbitro era a autoridade e não rolava nada, outros disseram que ele queria dar uma de bonzinho com o técnico...
Para Axus, o que valeu foi sua integridade preservada... Ainda que tenha errado naquele torneio, ele ouviu sua consciência e corrigiu seu erro.
Perguntas:
💡 Alguma vez, você agiu como Axus, não revelando a verdade para beneficiar a si mesmo?
💡 Você acha que Axus agiu certo ou errado quando deixou o árbitro decidir sobre aquele lance do jogo?
💡 Porque a atitude de Axus, chamando os colegas de time para pedir perdão, foi importante pra ele?
💡 Hoje, tem alguma coisa que você deveria fazer para preservar sua integridade?
Comentários